iPhone ou Nokia 5800: qual você quer?

Nokia 5899 XpressMusic com 3,6 milhões de canções

Nokia 5800 XpressMusic com 3,6 milhões de canções

iPhone 3G para ouvir música via computador

iPhone 3G para ouvir música transferida pelo computador

Pergunta rápida: é melhor comprar um iPhone 3G por R$ 900 + plano de dados a R$ 30 + plano de 120 minutos, sem direito a música, ou um Nokia 5800 por R$ 400 + plano de dados a R$ 49,90 por um ano + plano de 120 minutos e com direito a baixar 3,6 milhões de músicas sem pagar mais nada por um ano? A comparação, a princípio, parece esquisita, afinal são dois aparelhos com perfis diferentes de público, o da Apple, voltado para a faixa etária entre 25 e 35 anos, e o da Nokia, a partir de 18 anos

Em comum, tela sensível ao toque, acesso à web sem fio, mapas com GPS e grande espaço para guardar milhares de música.

O iPhone já conquistou hordas de usuários. A Nokia divulgou, em meados de abril, a marca de 1 milhão de 5800 XpressMusic vendidos mundialmente.

O celular da Apple não permite que o consumidor brasileiro compre músicas pela Apple Store. O da Nokia foi lançado no dia 28 pela TIM para que o usuário baixe canções por um ano pelo computador ou pelo celular.

Outra pergunta: quem usa celular para ouvir música tem alguma noção do que é legal ou ilegal? A Apple praticamente acabou com a indústria fonográfica ao oferecer canções a US$ 0,99, mas essa modalidade de negócio somente funciona no hemisfério norte.  A Nokia lançou um desafio ao mercado nacional. A campanha de marketing da empresa está baseada em quatro pilares, um deles é a educação do consumidor, que, ao abrir seu celular e inserir o código PIN, terá um mundo de 3,6 milhões de músicas espalhadas em 18 gêneros.

A julgar pela molecada que, ao começar a andar, pega o celular para tirar uma foto, e, aos sete anos, fala em download com tanta intimidade, resta esperar. E acreditar em duendes. Ou bruxas ou papai-noel. A escolher.

12 Comentários

Arquivado em Análises, Notícias

12 Respostas para “iPhone ou Nokia 5800: qual você quer?

  1. Kyo...

    Ola !!! Sou usuario de Iphone tem 1 ano, por ai, mas ainda nao vi um celular que possa bater tantos atrativos como o IPHONE, so acho que em questao de tel.(aparelho) ele e muito simples, tanto quanto outros por ai, um ex. no Japao qualquer celular tem TV(DIGITAL) camera de pelo menos 5.0 megas, tel. de 2.5 polegadas, led p/ tirar fotos em lugares escuros e outras coisas, mas ainda assim me sinto muito bem c/ o meu Iphone, mas acho que a ideia da Apple nao era ser lider de mercado na area de telefonia e sim entrar no mercado tao concorrido, hoje eu vejo que o Iphone bate em vendas o PSP e o Nintendo DS, ha milhoes de jogos p/ o Iphone, alguns ate que foram so lancados p/ o PS3 e p/ o XBOX 360, mas voltado p/ o Iphone, o que eu tambem acho ruim e o sistema de “GPS” se assim eu posso chama-lo, devido a ele usar a internet e nao o sistema VIA SATELITE, mas o GPS do 5800 eu nao achei muito bom, lugares fora de SP ele fica bem devagar e fica atualizando direto o navegador, ha seus pros e contras sim, mas ainda ta p/ sair um celular que bata o Iphone…

    • celular

      kyo – tu ex um morcão
      para começar o iphone é uma merda akilo nao vale um corno k eu ja tive um
      nem seker da para fazer videochamada é bue frágil
      e suja-se bue
      a bateria nao aguenta um corno a camara é uma merda é lento como o caralho e tu ainda dizes k não há melhor ex mesmo morcão
      o 5800 mete no bolso o iphone na boa

  2. oi Mari, na verdade eu sai pesquisando por aí acho q já descobri, inclusive já comprei o aparelho. Mas muito obrigado pela atenção.

    Eu, hoje, trabalho com celulares, sou publicitário e estou fazendo as campanhas para os celulares da Samsung. Por isso tenho que ficar atento ao tema, logo, passarei por aqui mais vezes.

  3. Oi, estou pensando em comprar o Nokia 5800 pela Tim. No site da tim diz que não tem wi-fi, assim como a mocinha do telemkt. Mas todo lugar que eu vejo os features dele consta o wi-fi. Pra mim esse é um atributo importante, vc sabe me dizer se ele tem mesmo ou não?

    Eu perguntei no yahoo respostas e me disseram que sim, mas queria uma opinião mais confiável.

    Obrigado, e parabéns pelo blog.

    • Olá, Marco. Bemvindo ao Nomadismo. Não tenho a resposta na ponta da língua, mas vou pesquisar para enviá-la a você. Pode ser por aqui mesmo? Ou você prefere por email.
      Abraços,
      Mari-Jô Zilveti

  4. Marijô querida,
    Leio sempre seu texto. Me sinto datada do século XII. Help, socorro, Aqui del Rei!
    Bises,
    Eliana

    • Eliana, minha flor carioca-parisiense. Não é vero. Caso contrário, você não teria seu belíssimo blog, um notebook e tampouco falaria pelo Skype. Ontem e hoje, Arrabal, Luiz e eu falamos muito de você. Apareça sempre. Beijos paulistanos em profusão.

      P.S. Luiz e eu ficamos muito impressionados com o filme Entre les murs. O filme é excelente. Revela o mal-estar da cultura atual. Os franceses estão perdidos e não sabem o que fazer diante de franceses filhos de imigrantes.

  5. Em termos de preço + subscrição mensal, o 5800 dá muito mais valor que o iPhone. Aliás, o lançamento do 5800 com tanta agressividade pela TIM desnuda como é escandaloso o custo de ter um iPhone no Brasil.